16/05/2016

Instituto Itaquareia já é sucesso em ações de conscientização socioambiental


Há mais de oito anos promovendo ações de conscientização socioambiental nas comunidades no entorno das operações de suas mantenedoras, o Instituto Itaquareia vem mostrando a cada dia a efetividade de seu trabalho no resultado positivo de seus diversos programas que impulsionam ainda mais a construção de um futuro repleto de esperança. Assim, o Instituto continua apostando em seus valores: respeito ao meio ambiente, valorização do ser humano, ética, altruísmo, credibilidade, responsabilidade e comprometimento.

Atualmente, o Instituto Itaquareia atua nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Santa Isabel, Guararema, Mauá, Caieiras e Bofete, consolidando ações de responsabilidade socioambiental das seguintes empresas: Areia Nova, Comercial Ibiaçu, CEOS, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedreira Sargon e Ultramassa, atuantes nos setores de mineração, construção civil e loteamentos.

Criado em 2010, o Instituto apoiou a produção e plantio de 55.841 mudas de árvores nativas  e a conservação de 1.307 hectares de florestas nativas pelas suas empresas mantenedoras.  Além disso, seus programas já atenderam milhares de pessoas por meio do investimento social.

Dentre os grandes programas, está o ‘Em Ação’, que ao longo dos últimos sete anos já realizou 71.517 atendimentos gratuitos para mais de 17 mil pessoas nas áreas de saúde, educação ambiental, orientações, cultura e lazer. Além disso, o programa realizou prestação de serviços como a emissão de documentos, corte de cabelo, entre outros.

O programa ‘Conheça”, por sua vez, teve mais de 3 mil pessoas participantes. Seu objetivo é promover por meio da visitação, o conhecimento dos processos produtivos das suas empresas mantenedoras, além de  ações de gestão ambiental realizadas por cada unidade.

Com o programa “Ensina”, ofereceu dezenas de oficinas gratuitas nas áreas de cultura, esporte, conhecimentos específicos, artesanato, entre outros, que beneficiaram 2.144 crianças, jovens e adultos residentes no entorno das empresas mantenedoras.

E as ações não param por aí. A educação ambiental é outro forte do Instituto Itaquareia, que por meio do programa ‘Abaré Sustentável’, já coletou durante suas campanhas o total de 81.424 litros de óleo de cozinha saturado e mais de 3 mil kg de pilhas e baterias.

Para este ano, a meta é desenvolver 40 projetos socioambientais inseridos nos tradicionais programas do Instituto Itaquareia: ‘Sustentável’, ‘Ensina’, ‘Em Ação’, ‘Conheça’, ‘Solidário’, ‘Para todos’ e ‘Colaboradores’. As ações atuam diretamente nas comunidades do entorno das empresas mantenedoras. São desenvolvidas atividades nas áreas de esporte, cultura, lazer, educação, conscientização ambiental, saúde, serviços, entre outros.

“Nossos sete programas vão continuar atendendo a comunidade como um todo, oferecendo oportunidades para que participem de ações nas mais diversas áreas”, destaca a coordenadora de projetos socioambientais do Instituto Itaquareia, Flávia Casali Rossi.