04/04/2014

Ginástica laboral estimula saúde física e mental de trabalhadores durante o expediente


Para melhorar a saúde física e mental de funcionários e, respectivamente, o rendimento deles no trabalho, a Comercial Ibiaçu promove, há três anos, a chamada “ginástica laboral”. A iniciativa faz parte do programa Abaré Colaboradores, do Instituto Abaré Socioambiental, entidade sem fins lucrativos, que foi fundada e é mantida pela Ibiaçu juntamente com outras companhias com a missão de contribuir com as empresas mantenedoras na conquista da licença social, promovendo ainda a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.

 

Por duas vezes na semana, os cerca de 30 funcionários de vários setores da Comercial Ibiaçu, que fica no bairro Vila Virgínia, dão uma pausa no serviço para se dedicar a atividades que visam diminuir o estresse e melhorar o bem-estar. A prática tem o objetivo ainda de prevenir os trabalhadores de lesões por esforço repetitivo (LER) e de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), responsáveis muitas vezes por afastamentos, faltas e doenças.

 

Todos recebem acompanhamento de uma educadora física e de uma fisioterapeuta, que atuam em uma academia especializada em ginástica laboral e ergonomia, que fica em Poá. Ambas realizam testes, indicam os exercícios ideais para a melhora da postura, além de como deve ser a disposição e o manejo correto de móveis e itens no ambiente de trabalho. Periodicamente os colaboradores ainda participam de palestras sobre o assunto.

 

A gerente do Departamento Jurídico da empresa, a advogada Rosângela Favarin, idealista do projeto-piloto que culminou na implantação do projeto pelo Instituto Abaré, destaca que os resultados são perceptíveis. “O ânimo do pessoal mudou e para melhor. No início começamos de maneira tímida, no setor jurídico, mas percebendo o interesse dos funcionários, o projeto foi expandido e deu muito certo”.

 

De acordo com a jurista, a iniciativa teve início de forma experimental em julho de 2011. Porém já em setembro do mesmo ano foi ampliado para todos os setores da companhia, não só jurídico, mas também para administrativo, compras, comercial e outros. “Realizamos as aulas de ginástica laboral às quartas e sextas-feiras, a partir das 10 horas. Atualmente contamos com três turmas com dez pessoas. A empresa toda participa”.

 

Além da Ibiaçu, as empresas Areia Nova, Extração Cachoeira, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedrix Pavimentação, Realmix, Sargon, Sargon Asfaltos e Ultramassa também fazem parte do grupo de mantenedoras do Abaré.