04/06/2018

Instituto Itaquareia promove diversas ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre nesta terça-feira (5 de junho), o Instituto Itaquareia realiza durante todo o mês diversas ações com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental e promover a sustentabilidade. Vale lembrar que o Instituto está presente há oito anos nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Guararema, Santa Isabel, Mauá, Caieiras e Bofete, e congrega ações de responsabilidade socioambiental com suas mantenedoras, desenvolvendo ações focadas na sociedade, principalmente nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras.

Dentre as ações já ocorridas e a serem realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Itaquareia, em parceria com a mantenedora Areia Nova, esteve nesta segunda-feira (4 de junho) na Escola Municipal Florindo Juliane, de Bofete, para a implementação de pontos de coleta de óleo de cozinha usado e de pilhas e baterias inservíveis.

Nesta terça-feira (5 de junho), haverá a visita de universitários da USP na unidade Itaquareia de Jundiapeba. A ação faz parte do projeto ‘Conheça’.

E as ações não param por aí. No dia 13, será inaugurado o ‘Cantinho de Leitura ao Ar Livre’. A atividade faz parte do projeto ‘Construindo o Futuro’ e acontece na Escola Municipal Wilma de Almeida Rodrigues, em Mogi das Cruzes. No dia 14, o Instituto participa de um workshop com diversos educadores na Escola Ambiental de Mogi.

Seguindo com a programação, no dia 15 acontece a 1ª Feira de Ciência Ambientais de Guararema, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do município na Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino de Souza, onde o Instituto Itaquareia irá ministrar duas oficinas de compostagem. As atividades estão marcadas para ocorrer às 10 e 14 horas.

No dia 16, o 2º Festival Ambiental de Suzano promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do município, recebe uma exposição de trabalhos realizados pelo Instituto, no Parque Max Feffer, das 9 às 17 horas.

Já no dia 28, o Instituto Itaquareia participa da Oficina Sustentável promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba no Parque Ecológico da cidade, com um workshop sobre compostagem.

Sobre o Instituto Itaquareia

O Instituto Abaré Itaquareia congrega as ações de responsabilidade socioambiental de suas mantenedoras, desenvolvendo ações focadas na sociedade, principalmente nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras. Foi criado em dezembro de 2010 com a missão de contribuir com suas mantenedoras - Areia Nova, Comercial Ibiaçu, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedreira Sargon e Ultramassa, atuantes nos setores de mineração, construção civil e loteamentos - na conquista da licença social, promovendo a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.

Crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar gratuitamente de diversos projetos inseridos em sete programas: "Abaré Sustentável", "Abaré Ensina", "Abaré em Ação", "Conheça", "Abaré Solidário", "Abaré para todos" e "Abaré Colaboradores". Todos patrocinados pelas empresas mantenedoras.