02/05/2018

Instituto Itaquareia realiza edição do projeto ‘Conheça’ com garotada do Jardim Maitê


Presente há oito anos nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Mauá, Caieiras, Bofete, Guararema e Santa Isabel, o Instituto Itaquareia realizou no último sábado (28 de abril) mais uma edição do projeto ‘Conheça’. A ação gratuita proporcionou a cerca de 20 crianças e jovens do bairro Jardim Maitê a oportunidade de conhecer as instalações da empresa Itaquareia (unidade 4), no bairro de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e entender sobre a produção de agregados.

O Instituto Itaquareia congrega as ações de responsabilidade socioambiental de suas mantenedoras, desenvolvendo ações, como o projeto ‘Conheça’, que ao todo já recebeu mais de 3 mil visitantes, focadas na sociedade, principalmente, nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras.

Dentre as atividades desenvolvidas no sábado, as crianças conheceram o sistema de extração de areia, incluindo sistemas inovadores e modernos que otimizam a produção aproveitando o máximo da areia, além de realizarem um plantio de árvores e receberem informações sobre os cuidados ambientais tomados pela operação (tratamento de efluentes, replantio de árvores e recomposição de taludes). A garotada também aprendeu sobre a segurança dos trabalhadores e visitantes, e a importância da mineração de agregados.

“O programa tem como objetivo passar a realidade da empresa e suas atividades aos moradores residentes do entorno, que são ações muito positivas em relação ao histórico do ramo”, comenta a coordenadora de projetos socioambientais do Instituto Itaquareia, Flávia Casali Rossi.

Para o diretor operacional da unidade 4 da Itaquareia, Sérgio Ricardo Gonçalves de Faria, o ‘Conheça’ é a oportunidade que as crianças e jovens têm de conhecer o minério e saber a sua utilidade, dentre outras informações sobre a empresa. “Abrimos nossas portas com o objetivo de informar as crianças de uma maneira bem simples como funciona as instalações da empresa Itaquareia. Esta ação é realizada por meio de diversas atividades lúdicas e educativas. Acredito que elas saem com uma outra visão daqui”, destaca.

Sobre o Instituto Itaquareia

O Instituto Abaré Itaquareia congrega as ações de responsabilidade socioambiental de suas mantenedoras, desenvolvendo ações focadas na sociedade, principalmente nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras. Foi criado em dezembro de 2010 com a missão de contribuir com suas mantenedoras - Areia Nova, Comercial Ibiaçu, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedreira Sargon e Ultramassa, atuantes nos setores de mineração, construção civil e loteamentos - na conquista da licença social, promovendo a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.

Crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar gratuitamente de diversos projetos inseridos em sete programas: "Abaré Sustentável", "Abaré Ensina", "Abaré em Ação", "Conheça", "Abaré Solidário", "Abaré para todos" e "Abaré Colaboradores". Todos patrocinados pelas empresas mantenedoras.