28/03/2018

Instituto Itaquareia realiza mais uma edição do projeto ‘Conheça’


O Instituto Itaquareia promoveu nesta quarta-feira (28 de março) mais uma edição do projeto ‘Conheça’, que tem por objetivo promover por meio da visitação, o conhecimento dos processos produtivos das suas empresas mantenedoras, além de ações de gestão ambiental realizadas por cada unidade. Durante a ação, 35 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da EMEF Bairro da Penhinha, de Arujá, conheceram as instalações da Pedreira Sargon, em Santa Isabel, e entenderam sobre a produção de agregados.

Presente há oito anos nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Mauá, Caieiras, Bofete, Guararema e Santa Isabel, o Instituto Itaquareia promove ações de conscientização socioambiental nas comunidades no entorno das operações de suas mantenedoras, dentre elas, o projeto ‘Conheça’, que ao todo já recebeu mais de três mil visitantes, sendo somente no ano passado, três visitas na Pedreira Sargon, em que 69 pessoas conheceram a empresa.

Dentre as atividades promovidas nesta quarta-feira, esteve conhecer toda parte operacional da empresa e beneficiamento do minério realizado na Pedreira Sargon, explicando a importância da mineração de agregados,  pedra e areia, e como a carência deles reflete na construção civil.

Sobre a importância da ação dentro de suas mantenedoras, a coordenadora de projetos socioambientais do Instituto Itaquareia, Flávia Casali Rossi, comentou: “É essencial mostrarmos para a população a realidade das empresas e desmitificar o processo de mineração, já que muitas pessoas acreditam que apenas destrói o meio-ambiente. Assim, explicamos leis e o que é feito para recuperação ambiental, os cuidados que são tomados com os colaboradores e a seriedade da empresa nesse ramo.”

De acordo com o gerente operacional da Pedreira Sargon, João Carlos Araújo Neto, o programa é muito bem visto por todos os colaboradores da empresa. “É por meio deste projeto que podemos informar como funciona as atividades em uma pedreira e a importância que ela gera para o crescimento do país. Neste programa, também conseguimos despertar em alguns jovens a vontade de estar neste ramo”, comentou.

Para o gerente comercial do Grupo Itaquareia, Edson Demonico, o desenvolvimento do projeto foi uma forma que o grupo entendeu de estar mais próximo da comunidade. “Queremos levar por meio de alunos, filhos de colaboradores e estudantes universitários, o conhecimento do que é realizado dentro de cada empresa e como o Grupo Itaquareia cuida do meio ambiente, e mais, quem sabe desenvolver interesses profissionais ao observar o que fazemos”, destacou.

Sobre o Instituto Itaquareia

O Instituto Abaré Itaquareia congrega as ações de responsabilidade socioambiental de suas mantenedoras, desenvolvendo ações focadas na sociedade, principalmente nas comunidades que vivem no entorno das empresas mantenedoras. Foi criado em dezembro de 2010 com a missão de contribuir com suas mantenedoras - Areia Nova, Comercial Ibiaçu, Itacomix, Itaquareia, Mineradora Pedrix, Pedreira Sargon e Ultramassa, atuantes nos setores de mineração, construção civil e loteamentos - na conquista da licença social, promovendo a conscientização socioambiental de seus colaboradores e da comunidade.

Crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de participar gratuitamente de diversos projetos inseridos em sete programas: "Abaré Sustentável", "Abaré Ensina", "Abaré em Ação", "Conheça", "Abaré Solidário", "Abaré para todos" e "Abaré Colaboradores". Todos patrocinados pelas empresas mantenedoras.