21/09/2016

Jovens fazem o plantio de 40 mudas de árvores nativas na Itaquareia


Grupo faz parte do Centro Educacional Jabuti e visitaram a empresa por meio do programa Conheça do Instituto Abaré Socioambiental

Mais de 40 mudas de arvores nativas foram plantadas no último dia 21 na mineradora Itaquareia por um grupo de adolescentes que fazem parte do Centro Educacional Jabuti (CEJA), entidade localizada no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. A ação fez parte do programa Conheça, do Instituto Abaré Socioambiental, e também marcou o Dia da Árvore, celebrado na mesma data.

Aproximadamente 35 jovens, com idades entre 12 e 17 anos, conheceram a Itaquareia – desde o processo produtivo e extrativista realizado pela empresa até os projetos socioambientais realizados através do Instituto Abaré e também os cuidados ambientais na área de extração para preservação da fauna e reconstituição da flora.

Após participarem de uma capacitação com questões relacionadas ao meio ambiente, os jovens foram convidados a fazer um passeio ecológico seguido do plantio das mudas de árvores, que servirão para a recuperação florestal do local.

Prevenção

Ainda durante a visita à Itaquareia, os jovens receberam esclarecimentos importantes sobre o risco de nadarem em locais impróprios, nos locais destinados para o armazenamento de água.

Flávia Casali Rossi, coordenadora de Projetos Socioambientais do Instituto Abaré, explica que é muito comum os jovens invadirem essas áreas para nadar. “A empresa possui monitoramento constante e também placas de sinalização indicando que não é permitido esse ato. As lagoas, apesar de atrativas visualmente, são  áreas perigosas devido a profundidade e material armazenado, que pode prender parte do corpo ao fundo, evitando a volta à superfície”, recomenda.