21/09/2018

Programa Conheça leva crianças para a Pedreira Sargon


O Instituto Itaquareia vai levar 30 crianças para um passeio na Pedreira Sargon, em Santa Isabel. A empresa abrirá as portas para receber a criançada na próxima quarta-feira (12 de setembro). A iniciativa faz parte do Programa Conheça, que leva os estudantes e a comunidade para conhecer a estrutura e os trabalhos realizados no empreendimento que integra o município onde vivem.

A ação é gratuita e vai levar os pequenos estudantes da Escola Municipal Jardim Eldorado para dentro da Sangon. O início da programação está previsto para as 8 horas e segue até às 11h30. Na ocasião, eles serão recebidos com um café da manhã dentro da empresa. Em seguida, farão um passeio guiado pelas instalações do empreendimento.

Os alunos poderão conhecer o processo produtivo da pedreira, a importância da mineração e como funciona esse processo, que é a extração de substâncias minerais do solo. No caso da Pedreira Sargon, é extraída a pedra britada, que é utilizada para a produção de concreto asfáltico e em outros ramos da construção civil.

De acordo com o gerente operacional da Pedreira Sargon, João Carlos Araújo Neto, o programa é muito bem visto por todos os colaboradores da empresa. “É por meio deste projeto que podemos informar como funcionam as atividades em uma pedreira e a importância que ela gera para o crescimento do país. Neste programa, também conseguimos despertar em alguns jovens a vontade de estar neste ramo”, comenta.

Na ocasião, os pequenos também aprenderão a importância de preservar a natureza. Eles poderão ver de perto todos os cuidados ambientais praticados pela pedreira, além da preocupação que o empreendimento tem com os funcionários. Essa também é uma oportunidade de os pequenos conhecerem os programas de responsabilidade socioambiental da empresa.

Para o gerente comercial do Grupo Itaquareia, Edson Demonico, o desenvolvimento do projeto foi uma forma que o grupo entendeu de estar mais próximo da comunidade. “Queremos levar, por meio de alunos, filhos de colaboradores e estudantes universitários, o conhecimento do que é realizado dentro de cada empresa e como o Grupo Itaquareia cuida do meio ambiente, e mais, quem sabe desenvolver interesses profissionais ao observar o que fazemos”, destaca.

As crianças ainda poderão concorrer a uma premiação. O passeio será finalizado com uma redação, no qual o autor da melhor produção de texto ganhará uma bicicleta. “Essa atividade incentiva as crianças a se dedicarem aos estudos, mas quando falo da melhor redação, me refiro àquela que passe um sentimento para nós. Ou seja, a redação que mais encantar os nossos voluntários com o conhecimento aprendido vai receber o prêmio”, explicou Flávia Casali Rossi, que é bióloga e coordenadora de projetos socioambientais do Instituto Itaquareia.

A Pedreira Sargon está localizada na Avenida Airton dos Santos Heraz Galvez, no km 5 do bairro Retiro.